Fingir que está tudo bem não é inteligência emocional

set 28, 2021 | Autoconhecimento

Inteligência emocional não é fingir que está tudo bem, fazer a famosa cara de alface, se correndo por dentro. E falo isso de um lugar muito confortável, porque eu já estive neste lugar, com este entendimento. Por muitas vezes perdi a cabeça ou somatizei, simplesmente porque passei como um trator por cima de mim… O resultado é viver como uma bomba relógio prestes a estourar.

Em primeiro lugar, precisamos entender o que é uma emoção e qual é o seu papel em nossa vida. Emoções são mensageiras, são impulsos neurais que nos levam a uma ação.

 

Inteligência emocional: o que é, afinal?

É a capacidade de um indivíduo de reconhecer e lidar com as suas emoções, sendo capaz de utilizar ou agir em benefício próprio. Desta forma, conseguimos conciliar o lado emocional e racional do cérebro, neutralizando as emoções negativas ou potencializando as positivas para gerar os resultados desejados. Possibilitando tomadas de decisões mais conscientes, evitando arrependimentos por um ato impulsivo.

Mas como fazer na prática? Daniel Goleman, jornalista científico especializado nessa área, elencou 5 pilares:

Inteligencia emocional

O que é a tão falada “Inteligência Emocional”?

 

  1. Reconhecer suas emoções: ter consciência sobre o que você sente, quando e aonde as emoções afloram. Analisar suas emoções e as ações que você faz em resposta aos estímulos.
  2. Controlar as emoções: não adianta reconhecer as suas emoções e não ser capaz de controlar. Quando estiver sob pressão, respire e esfrie a cabeça, tente manter a calma antes de tomar qualquer decisão ou falar.
  3. Automotivação: Seremos sempre surpreendidos por diversas situações. Nessas horas, é importante ser capaz de nos mantermos motivados, caso contrário vamos desistir diante do primeiro desafio.
  4. Empatia: Aprender a se colocar no lugar do outro, reconhecer as emoções dos outros e entender seus comportamentos, nos torna mais sensíveis e abertos.
  5. Habilidades Interpessoais: Saber se relacionar com as pessoas ao seu redor, sua vida se torna mais leve e cria-se um ambiente positivo, melhorando não só a sua qualidade de vida, mas também contagiando todos ao seu redor.
Envie sua mensagem
Como posso te ajudar?
Olá, gostaria de sua ajuda para...