A raiva é sua amiga!
As emoções são um impulso neural que levam o nosso organismo a uma ação, sua função é nos estimular a ter as nossas necessidades atendidas, como segurança, pertencimento, respeito, reconhecimento, apreciação, afeto, entre outras. A gente tende a classificar tudo como bom ou mau, mas a verdade é: tudo depende do ponto de vista e de como REAGIMOS a esses impulsos.
Quando eu digo que a RAIVA é NOSSA AMIGA, primeiramente é para quebrar o tabu de que não devemos senti-la. Ela é uma emoção perfeitamente normal, como qualquer outra que sentimos.
.
Segundo ponto: É entender que a causa da raiva, na verdade, está ligada ao julgamento que fazemos sobre a atitude do outro. E que ela deriva de uma necessidade que nós temos e que NÃO ESTÁ SENDO atendida por algum motivo. E isso acontece porque fomos ensinados a culpabilizar o outro pelo que sentimos. Desta forma, fazemos o outro se sentir culpado.
A energia que deveríamos usar para a satisfação de uma necessidade, entendendo seus gatilhos, é desviada para uma outra finalidade que é culpar e punir o outro! Quando fazemos isso a nossa necessidade não será satisfeita, e provavelmente iniciaremos uma discussão e assim o caos se instala.
Terceiro ponto: Quando paramos e olhamos para dentro, para a causa da raiva, conseguimos olhar as nossas necessidades não atendidas de um outro lugar e assim, conseguimos colocar para o outro a nossa necessidade de forma clara e sem violência.
“Aceite e acolha qualquer sentimento que exista em você”.
Na próxima vez que a raiva surgir, vamos tentar olhar para ela como nossa amiga e ver o que ela quer nos dizer! 💜