Como ativar os hormônios da felicidade?
É muito fácil a gente ser engolida pela rotina e por todos os papéis que cada uma de nós exerce no dia a dia. Porém, venho aqui lembrar a todas (inclusive a mim mesma), que o AUTOCUIDADO deve ser uma escolha diária e deve entrar na nossa lista de tarefas e demandas.
Existem substâncias, que são produzidas em nosso corpo, que ajudam quimicamente a gente se sentir bem. Eles são neurotransmissores, chamados também de hormônios da felicidade: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina.
Mas, afinal, o que são neurotransmissores? São mensageiros produzidos pelo nosso cérebro que levam os sinais dos neurônios a todas as células do organismo, criando as reações pelo nosso corpo.
Esses hormônios estão sempre ativos e quando eles se desequilibram, o corpo pode reagir com insônia, estresse, ganho de peso, mau humor, entre outras desordens!
A ideia é mostrar como pode ser FÁCIL e LEVE promover sensações de bem-estar diariamente. Entenda a área de atuação de cada um desses neurotransmissores:
DOPAMINA
É o neurotransmissor principal na regulação dos processos motivacionais. Ele nos impulsiona a alcançar os objetivos.
- Alimentação Saudável
- Praticas o Autocuidado
- Dormir de 7h a 9h
- Celebrar Conquistas
Como ativar os hormônios da felicidade?
ENDORFINA
É liberada no organismo como um analgésico diante das situações de dificuldades, com o objetivo de amenizar.
- Exercícios Diários
- Escutar Música
- Rir com Pessoas Especiais
- Cantar e Danças
OCITOCINA
Promove sensação de confiança, auxiliando na criação de laços nos relacionamentos. É produzido no parto, na amamentação e durante o orgasmo.
- Praticas Boas Ações
- Abraçar, Tocar Alguém
- Relações Sexuais
- Ter Cachorro ou Gato
SEROTONINA
Responsável por promover sensação de prazer e bem-estar. A ausência dessa substância no cérebro pode causar de mau humor a depressão.
- Doses Diárias de Sol
- Contato com a Natureza
- Praticar a Gratidão
- Meditação
Agora me conta! Como estão cada um desses hormônios no seu corpo? O que está faltando na sua rotina de autocuidado?