O que posso aprender com essa situação?
“O que posso aprender com esta situação?” Essa é uma pergunta que aprendi nos últimos anos e desde então me faço constantemente. Abrindo um parenteses, eu aprendi o poder das perguntas nesse período! Fazer perguntas, sem trazer a resposta na ponta da língua, ativando o seu lado racional, possibilitam mudanças energéticas fantásticas na sua vida e abre um campo de infinitas possibilidades, na qual tudo é possível.
Tudo que acontece em nossa vida tem um motivo, nada é por acaso. E diante de cada situações temos dois caminhos:
- entrar na vitimização, reclamação 24h por dia
- procurar e ser a solução
Isso não quer dizer para você passar por cima das suas emoções como um trator e fingir que está tudo bem. Quem me acompanha há mais tempo, sabe que levanto a bandeira do reconhecer o que se sente e se acolher. E para acolher as suas emoções, não é vestir a camisa da vítima. Mas isso é bem diferente de entrar no modo: “ó céus, ó azar”, “porque isso tinha que acontecer logo comigo”, “eu não mereço passar por isso, sou uma pessoa tão x, y, z”, e segue por aí o baile no muro das lamentações. Normalmente quem está inserido nesse contexto, não busca solução, busca aliados.
Cada situação é uma oportunidade de aprendizado. Ao invés de entrar no lugar de vítima, reflita e veja o que pode aprender.
E diante dos mais variados acontecimentos, ao se perguntar “o que posso aprender nesta situação?”, saímos do muro de lamentações e puxamos para consciência uma atitude pró-ativa.
O propósito da pergunta é ganhar consciência, e não ter uma resposta. A pergunta empodera, a resposta sempre desempodera.
Muitas vezes só de subir o olhar já traz um novo ponto de vista. Outras vezes, quando a gente menos espera vem a resposta, uma intuição e pah: a mágica acontece, as coisas entram no caminho da resolução ou começa a fluir.
Agora me conta, já tinha parado para pensar nisso?