Aromaterapia: o que é e por onde começar!
No outro dia minha irmã lembrou de um difusor de cerâmica amarelo que eu tinha na minha adolescência. Já naquela época eu me aventurava a usar óleos essenciais e passava horas em casas de produtos naturais estudando sobre o assunto. Apesar de usar desde aquela época, posso dizer que a aromaterapia entrou na minha vida como nascimento do meu primeiro filho (2013).
Aromaterapia: o que é?
É uma ferramenta de cuidado integral de nossa saúde que atua no campo físico, emocional e vibracional. Em sua prática usamos os óleos essenciais (OEs) que são substâncias vegetais concentradas extraídas das folhas, talos, sementes, raízes e flores. Independente da forma de sua utilização,, as moléculas dos óleos essenciais são absorvidas pelo nosso organismo e são metabolizados. Por isso, fique atenta a qualidade do óleo essencial que irá usar.
A aromaterapia é uma ferramenta de cuidado integral de nossa saúde
Concentração x diluição
- 1 gota = 24 xícaras de chá da planta
- Por ser muito concentrado, o OE deve ser diluído em veículos carreadores antes de ser aplicado diretamente na pele.
- Veículos carreadores para diluição: óleo de côco fracionado e óleos vegetais (castanha, amêndoas, semente de uva, gergelim), que devem ser puros, prensados a frio, sem qualquer tipo de aditivo, corante ou fragrância.
Como usar?
- Aromatizador/ Difusor: existem diversos modelos, o meu difusor é ultrassônico. Nele você acrescenta água limpa e os OEs que quer trabalhar (até 4 gotas).
- Banho terapêutico: absorção e olfato, são necessárias de 15 a 20 gotas de OEs além de 1 colher de óleo carreador. Cuidado: nem todo OEs deve ficar em contato com as partes íntimas.
- Colar aromático: pingo 1 gota. Antes de ter o colar, eu pingava na gola da blusa, para ficar mais fácil de sentir o aroma. Não necessita diluição. Apenas cuidados com os OE cítricos e a exposição solar.
- Escalda-pés: 5 gotas em uma colher de óleo vegetal em uma bacia com água morna. Mergulhe os pés e relaxe 🙂
- Inalação: aplico 1 gotinha nas palmas da mão com 1 de óleo vegetal, esfrego as mãos, faço uma conchinha, levo ao nariz e inspiro profundamente cinco vezes.
- Ingestão: apenas alguns OEs podem ser ingeridos, em caso de dúvida consulte sempre um aromaterapeuta. ATENÇÃO: CRIANÇAS NÃO PODEM FAZER INGESTÃO.
- Na pele: sempre diluído em óleo carreador, gosto muito do óleo de coco fracionado pois ele é bem absorvido na pele, não mancha roupa e não possui cheiro.
Ficou interessada? Quer ter um protocolo individualizado para as suas necessidades e desafios? Agende uma consulta!