Muito Além do Corpo Físico

abr 25, 2024 | Autoconhecimento, conhecimentos sistêmicos

Eu Já usei meus filhos como desculpas para não cuidar de mim, hoje eu agradeço a eles por serem UM dos motivos pelos quais eu me cuido todos os dias. 

As dinâmicas da alma, as curas das nossas feridas, o mergulho no autoconhecimento são percebidos e sentidos através do nosso corpo. Um corpo adoecido, inflamado busca apenas sobrevivência, vive no limite emocional e na exaustão do corpo físico. Um corpo saudável é capaz de receber, sentir, permitir e liberar os movimentos e a ancorar a cura da alma com mais facilidade.

Às vezes é muito mais fácil se comprometer com algo desafiador, do que se comprometer com algo que é simples. E sabe porque? Quando é algo desafiador, uma meta impossível ou que de fato não cabe na sua rotina, você usa a desculpa para não fazer, para não se comprometer com você… ou para começar, tentar por poucos dias só para provar para si que estava certa e ancorar “não deu certo”.

Se auto-engana quem precisa de muito para se cuidar. O essencial é simples! E muitas vezes o simples bem feito todos os dias vale muito mais do que o complexo de vez em quando. 

Mais vale 20/30min todos os dias do que 1hora 3x na semana. Até porque não é isso que vai te fazer ter um corpo saudável, é uma mudança de mindset, incorporar novos hábitos na rotina e parar de buscar pequenos prazeres como forma de compensação.

E aqui não estou pregando virar rata de academia, fazer dietas milagrosas, mudar drasticamente a rotina. Não acredito em nada radical, porque não é sustentável nem a médio ou longo prazo. Os movimentos da alma precisam de gentileza, de amorosidade. Seja gentil e amorosa com você. 

Mas sim estou a te convidando a fazer mais coisas a pé, trocar o uber ou táxi pela bike, a mudar hábitos e fazer escolhas de forma mais consciente. Pensar no longo prazo e não no imediato.

Quem está em negligência com a sua saúde, com o seu corpo, ainda está na postura da criança, esperando a dieta milagrosa, o exercício que vai gastar mil calorias em um dia, o personal que vai te motivar, e por aí vai. Ou seja, ainda está esperando que alguém faça ou que alguém te dê.

Eu já deixei de me cuidar por conta dos meus filhos.
Eu voltei a me cuidar por conta deles – para aguentar o tranco e ter disposição.

Hoje eu escolho me exercitar porque sinto que mexe com meu corpo, alma e espírito. Quando eu me cuido, que seja um pouquinho a cada dia, eu nutro a minha relação comigo mesma, me nutro com o meu auto-amor e transbordo isso para o mundo – incluindo os meus filhos.

áudio sessão de desprogamação neurobiológica

Se você usa frases como “não posso”, “não tenho tempo”, “não tenho suporte”, “não tenho dinheiro” você está na postura infantil aguardando, esperando que alguém faça ou resolva por você. A adulta autoresponsável sabe o que precisa fazer e se compromete consigo, com a sua saúde, com o seu próprio desenvolvimento. 

Envie sua mensagem
Como posso te ajudar?
Olá, gostaria de sua ajuda para...